Serafina Corrêa entre os mais transparentes na internet
Poder Legislativo e Executivo receberam, mais uma vez, prêmio do Tribunal de Contas do Estado
Em sua segunda edição, mais uma vez Serafina Corrêa foi um dos destaques do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, entregue pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Na tarde de terça-feira (20), em cerimônia no prédio do Ministério Público, em Porto Alegre, o Prefeito Ademir Antônio Presotto e a Presidente da Câmara Nega Castro receberam os certificados, uma vez que tanto o Poder Executivo como o Poder Legislativo estiveram entre os agraciados.
“Enquanto várias Câmaras de Vereadores envolvem-se em escândalos por irresponsabilidade no gasto do dinheiro público, o Legislativo de Serafina Corrêa destaca-se pela transparência. Ao nos conceder este prêmio, o Tribunal de Contas reconhece a seriedade do trabalho realizado e, a nossa preocupação em fornecer aos cidadãos todas as informações a respeito das atividades e do uso dos recursos públicos”, analisa a Vereadora Nega Castro. Além dela e do Prefeito, também participaram da cerimônia os Vereadores Adir Soranzo, Gilmar Facco, Jairo Vidmar e Moisés dos Santos, Secretários e Servidores.
O Prêmio de Boas Práticas na Internet foi entregue para os gestores de um total de 76 Executivos e de 60 Legislativos municipais que adotaram iniciativas para ampliar a divulgação de informações à sociedade. Além do diploma de menção honrosa, os agraciados recebem também um selo digital do TCE-RS para ser utilizado em seus sites. A premiação é resultado da avaliação da transparência realizada nos sites dos Executivos e Legislativos gaúchos, sendo que a pesquisa abordou 88 itens de controle, constantes em 22 critérios, por meio dos quais é verificado o atendimento aos preceitos da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Serafina Corrêa, que já havia recebido o reconhecimento na primeira edição do prêmio, no ano passado, conseguiu aumentar a sua pontuação neste ano. A Câmara de Vereadores atingiu a marca de 90,68 pontos, o que lhe confere a 15ª colocação entre todas as Câmaras gaúchas. Já o Executivo, alcançou 80,02, a 34ª maior pontuação entre todas as Prefeituras do Estado.
(fotos: Jônatas Padilha)