Língua cooficial em Serafina Corrêa, o Talian deverá estar mais presente também nas atividades da Câmara de Vereadores. Através de uma Resolução, publicada no dia 6 deste mês, a Mesa Diretora determinou que no ambiente da Câmara Municipal e em suas atividades institucionais, o Talian terá uso preferencial durante as festividades de aniversário do Município, bem como nas comemorações alusivas à Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
A iniciativa para estimular o uso desta língua no ambiente legislativo, auxiliando na preservação e divulgação da cultura, é do Vereador Nelson Pedro Mezzomo, 1º Secretário da Mesa Diretora.
“A Câmara Municipal é o órgão de representação da sociedade e que também tem a responsabilidade de contribuir para a construção da valorização da cultura e dos valores natos da comunidade”, enfatiza a Vereadora Nega Castro, na Resolução da Mesa Diretora nº 04/2015. O documento também leva em conta o que determina o art. 183 A da Lei Orgânica do Município, que coloca a fala do Tailan com o status de cooficial à língua Portuguesa, anualmente, na semana do aniversário do Município de Serafina Corrêa; bem como as diretrizes dos incisos I, II e III do art. 183-A da Lei Orgânica do Município que preveem políticas de integração e de valorização do Tailan, visando a preservação da herança linguística como patrimônio imaterial do povo e de sua identidade.