Cooperar é concretizar sonhos coletivos; é o fazer de muitas mãos; é o projeto feito com as ideias da coletividade. É pensar com o outro, é engajar, é fazer de cada alegria individual uma vitória coletiva. Com o objetivo de divulgar, fomentar e estimular o cooperativismo no Município, a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa realizou o 2º Encontro Municipal de Cooperativas, na quarta-feira (29/07), no Plenário da Casa. O evento faz parte da programação festiva do aniversário de 55 anos do Município e, foi realizado através da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo – FRENCOOP.
Após recepção e café com produtos coloniais, a abertura da programação foi feita pelo Presidente da FRENCOOP Municipal, Vereador Jairo Vidmar. A Presidente do Legislativo Serafinense, Vereadora Nega Castro, também fez sua manifestação, ressaltando a importância de eventos voltados ao estudo e estímulo à prática de cooperar.
A segunda edição do Encontro Municipal de Cooperativas contou com a presença de autoridades, lideranças, integrantes do Poder Executivo e Legislativo, representantes de entidades e a imprensa. Cinco cooperativas com atuação em Serafina Corrêa apresentaram seus trabalhos, objetivos, histórias e experiências cooperativas. Os responsáveis pela apresentação das cooperativas participantes foram: Leandro Soccol, Presidente da Cooperlate – Cooperativa dos Produtores de Leite; Kalel da Silva Linhares, Presidente da Coopserva - Cooperativa de Prestação de Serviços Reconstruindo a Vida; Ivo Miri Brugnera, Presidente da Cooperativa Sicredi Aliança RS/ SC; Jorge Tecchio, representante da Cooperativa Linha Nova e o Dr. Antônio Moacir de Azevedo, Diretor Presidente da Unicred.
O encontro contou, ainda, com a presença e palestra do Professor Vergilio Frederico Perius, Presidente do Sistema OCERGS/SESCOOP, que é uma entidade de representação política do Sistema Cooperativista do Rio Grande do Sul. Com grande conhecimento e uma vasta experiência na área do cooperativismo, o palestrante desenvolveu o tema “A Expressão das Cooperativas e o Compromisso dos Vereadores com a Comunidade Cooperativa”.