Em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa, foram apreciadas as contas do Gestor Público Municipal, referente ao exercício dos anos de 2010 e 2012. Com Plenário lotado, a sessão aconteceu na noite de segunda-feira (25) e resultou na aprovação legislativa das contas de gestão do exercício de 2012 e na rejeição das contas do Executivo do exercício de 2010.
O processo de contas é remetido através do Tribunal de Contas do Estado para apreciação pela Câmara Municipal. Na Câmara, o processo passa por uma tramitação especial, onde fica disponível para a população no período de 60 dias e, após, é emitido parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT), responsável pela análise. Após, a emissão e votação do parecer dentro da Comissão, este resulta em Projeto de Decreto Legislativo, que segue para votação em Plenário.
Na apreciação da prestação de contas do exercício de 2010, a COFT emitiu parecer favorável às contas do Gestor Público, rejeitando o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE). Embora, com parecer favorável da COFT, em Plenário, o Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2015 foi rejeitado por 5 votos favoráveis e 4 votos contrários. A falta de aprovação se deu pelo fato de que para alterar o parecer do TCE, são necessários 2/3 dos votos dos Vereadores, ou seja, no mínimo 6 votos.
Já na apreciação das contas de gestão do exercício de 2012, a tramitação ocorreu da mesma forma, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2015. A COFT decidiu em conformidade com o TCE, que emitiu parecer favorável e obteve também em Plenário, aprovação unânime por 9 votos.