Desde o ano de 2009, Serafina Corrêa participa de um importante programa para coleta de óleo saturado que, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, também proporciona benefícios para as escolas e seus estudantes. O credenciamento para o Município participar do Programa de Coleta de Óleo Saturado, que é desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil, foi possível após aprovação de um Projeto de Lei de autoria do Vereador Gilmar Facco.
Passado pouco mais de cinco anos desde a aprovação do projeto, com o voto favorável de todos os colegas, o Vereador Gilmar Facco comemora as notícias e as conquistas deste programa que é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Recentemente, o Município foi um dos destaques na entrega de premiação do programa. “Não posso deixar de agradecer e parabenizar as escolas que se engajaram nesta campanha, bem como os colegas da Legislatura passada que apoiaram minha iniciativa”, enfatiza o Vereador Facco.
No dia 26 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve na Expoagro AFUBRA para receber os cheques bônus do Programa de Coleta de Óleo Saturado. Após mais um ano de trabalho, foram coletados 7.415,5 litros de óleo, o que fez com que Serafina Corrêa ficasse em terceiro lugar entre os municípios participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Foram premiadas 12 escolas serafinenses, as quais poderão reverter em material para suas atividades os mais de R$ 3.700,00 de prêmio recebido. As escolas premiadas são: Escola Municipal João Corso; Pré-Escolar Castelinho do Saber; Escola Raio de Luz; Escola Municipal Infantil Jeito de Criança; Escola Estadual Geny Pinto Cadore; Escola Municipal Professora Estherina Marubin; Escola Municipal Infantil Nostri Bambini; Escola Municipal Agrícola; Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier; Colégio Estadual Carneiro de Campos; Escola Municipal Infantil Santa Lúcia e Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Poder Legislativo Municipal convidam a população serafinense a engajar-se na campanha, armazenando em garrafas PET o óleo vegetal, gordura hidrogenada ou banha usados, e entregando em uma das escolas do município.