A preservação do Rio Carreiro é tema recorrente no cotidiano da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa, sendo que neste momento a coordenação dos trabalhos e ações voltadas para esta finalidade é da Comissão de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente (CATMA). Na tarde de segunda-feira (17), mais uma importante reunião foi realizada pelos Vereadores, desta vez com a presença de autoridades Serafinenses e também do Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari- Antas.
“O Rio Carreiro tem múltiplos usos e usuários, sendo que eles devem ser compatíveis entre si, ou seja, deve haver um regramento e uma conciliação entre todos os usuários das águas. Mas é importante levar em consideração que nenhum uso pode causar degradação ao ambiente e que quando ocorrer qualquer tipo de dano, este deve ser compensado”, explicou Daniel Schmitz, que preside a entidade. Para ele, a degradação no Carreiro é perceptível e é preciso analisar quais são os fatores que estão causando esta degradação para que seja regrado o uso da água.
Tendo em vista a preocupação comum com a preservação do Rio Carreiro, ficou definido na reunião que será promovido o diálogo entre todos os usuários especialmente da área onde está localizado o Camping, e também dos Poderes de Serafina Corrêa e de Nova Bassano, uma vez que o rio faz divisa entre os dois municípios. A articulação para o diálogo entre as partes interessadas deverá acontecer através do Comitê Taquari-Antas, cujo objetivo também é o de intermediar os possíveis conflitos existentes e coordenar as limitações de uso entre os diferentes usuários.
A Reunião contou com a participação do Prefeito de Serafina Corrêa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, além do Poder Legislativo e do Presidente do Comitê.