Em busca de subsídios para organizar e agilizar o processo legislativo, a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa foi uma das participantes da Oficina Interlegis sobre as ferramentas Portal Modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), realizada em Erechim, entre os dias 27 e 31 de outubro passado. Totalizando 35 horas –aula, o treinamento reuniu servidores de dez Câmaras dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Para facilitar a rotina das Câmaras, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, uma ferramenta que informatiza o processo legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras. O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação”, explica o servidor Josiano Meneguzzi, que participou do treinamento durante toda a semana passada. Aliás, a oficina também realizou atividades voltados ao Portal Modelo, que é gratuito e permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu o próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados.
O Interlegis é um programa do Senado Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento cujos objetivos são de modernizar e integrar o Poder Legislativo, bem como promover maior transparência e interação com a sociedade. Algumas das ferramentas deste programa já eram de conhecimento da Câmara de Serafina Corrêa, mas após este intensivo treinamento poderão ser definitivamente adotadas para melhorar a gestão e a divulgação do processo legislativo.