Preocupados com o visível desbarrancamento nas margens do Rio Carreiro na área do camping, os Vereadores de Serafina Corrêa estão buscando as causas para desenvolver ações conjuntas com vistas a garantir que o meio ambiente seja preservado. Na manhã de segunda-feira desta semana (27), um importante encontro foi realizado na sede do Poder Legislativo, com a presença dos Vereadores e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Algumas dificuldades foram apresentadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente no sentido de serem tomadas medidas neste momento com relação á área do Camping Carreiro, uma vez que o local faz divisa entre os municípios de Serafina Corrêa e Nova Bassano e a competência de legislar sobre os rios é federal. Por outro lado, os Vereadores enfatizaram a importância e necessidade de buscar alternativas e unir forças para garantir a preservação efetiva do Carreiro.
Uma nova reunião será agendada e desta vez também contará com a presença do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Enquanto isso, os integrantes do Poder Executivo se comprometeram em conversar com o município de Nova Bassano e também de solicitar auxílio do Comitê da Bacia do Taquari – Antas, entre outras ações. Os Legisladores de Serafina Corrêa também estarão visitando e conversando com os colegas Vereadores do município vizinho e ainda nesta semana, sugeriram uma ação preventiva e prática.
Através de uma Indicação, que foi aprovada com o voto de todos os Legisladores na sessão ordinária desta semana, foi encaminhada ao Prefeito a sugestão de que proceda o fechamento temporário do acesso de veículos motonáuticos ao Rio Carreiro, localizado na margem do Camping. A justificativa para tal medida leva em conta que o Poder Legislativo, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estão iniciando os trabalhos para averiguações dos possíveis danos ambientais causados por lanchas, jet skis e outros. Este pedido também se justifica pelos prejuízos visíveis causados à vegetação das margens do rio, inclusive com queda de árvores; pelo forte desmoronamento das margens, especialmente em local onde é comum a prática de esportes náuticos como os citados e onde há notório assoreamento e desparecimento da fauna aquática.
“Sabedores da limitação de competência e pela gravidade da situação que se apresenta, tendo ainda como agravante a proximidade da temporada, sugerimos esta medida até que outras sejam estudadas e viabilizadas junto ao Município vizinho e órgãos competentes”, justificam os Vereadores Serafinenses.