Cooperar é agir de forma coletiva, trabalhando junto em prol de um objetivo comum. A prática da cooperação educa e socializa, expande as fronteiras culturais do ser humano, tornando-o mais aberto, flexível, participativo e solidário. E o Rio Grande do Sul é destaque nesta doutrina socioeconômica, já que é o Estado com o maior número de cooperativas do Brasil.
Para saber ainda mais sobre este importante tema, trocar experiências e refletir na busca de ainda mais avanços, é o que o Poder Legislativo de Serafina Corrêa esteve participando do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo. Realizado pelo Sistema Ocergs – Sescoop/RS, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Bento Gonçalves, o evento reuniu mais de 450 participantes, entre eles as Vereadoras Salete Cadore e Nega Castro, e os Vereadores Adir Soranzo e Jairo Vidmar.
O trabalho e as conquistas das cooperativas de Serafina Corrêa foram destaque durante a programação, já que o município foi um dos três convidados a realizar uma apresentação, durante o Encontro das Frencoops Municipais, que também fez parte do evento. A Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo de Serafina Corrêa – Frencoop apresentou dados, atividades e experiências das cooperativas locais, como a Cooperlate – Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina; a COOHAL – Cooperativa Habitacional da Alimentação de Serafina Corrêa e Cooperativa Agropecuária Linha Nova.