O Poder Legislativo de Serafina Corrêa foi convidado para apresentar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas do Município em um importante evento: o Seminário das Frencoop’s Municipais Gaúchas – 2014. Nos dias 30 e 31 deste mês, em Bento Gonçalves, a Câmara Serafinense estará entre os três convidados de todo o Estado a apresentar o trabalho cooperativista.
A preparação e a apresentação do material são de responsabilidade da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo de Serafina Corrêa – Frencoop. Para isso, o primeiro passo foram visitas nas cooperativas que atuam em Serafina Corrêa. Na quinta-feira da semana passada (10) e na tarde de segunda-feira desta semana (14), os Vereadores estiveram em contato com as cooperativas, com a finalidade de conhecer a história, as conquistas e lutas. Os Vereadores estiveram na Cooperlate – Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina; com o Presidente da COOHAL – Cooperativa de Habitação de Serafina Corrêa; na Cooperativa Agropecuária Linha Nova e Sicredi. Os Vereadores também estiveram na Secretaria Municipal de Assistência Social que atua junto a Copserva, uma cooperativa voltada à prestação de serviço nas áreas de costura e beleza.
A Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo – Frencoop foi criada na Câmara de Vereadores com o objetivo de contribuir tanto na criação de novas cooperativas como no apoio às existentes em Serafina Corrêa, desenvolvendo ações conjuntas com as entidades do setor no Rio Grande do Sul. O Presidente da Frencoop aqui em Serafina Corrêa, Vereador Jairo Vidmar ressalta que esta frente vai além dos limites e interesses ideológicos/ partidários, na medida em que se propõe a identificar os problemas da comunidade e buscar meios de solucioná-los através da cooperação. O Vereador Jairo também destaca que a Frencoop é a maneira que o Poder Legislativo encontra de participar da formação e fomentação do espírito cooperativo em nosso Município, além de contribuir no resgate dos valores da solidariedade, confiança e ajuda mútua, promovendo o desenvolvimento sustentável pela cooperação.