A preocupação com a situação atual da Polícia Civil em nosso Estado e a carência de efetivo para atender as demandas da sociedade motivou os Vereadores de Serafina Corrêa a assinarem uma matéria e a encaminharem para as autoridades competentes. Na Sessão Ordinária de segunda-feira (23), os Legisladores Serafinenses apresentaram a seguinte Moção de Apoio:
“Os Vereadores do Município de Serafina Corrêa, com amparo no artigo 186 do Regimento Interno, vêm respeitosamente apresentar MOÇÃO DE APOIO para a convocação de todos os candidatos aprovados no Concurso Público de 2013 para os cargos de Inspetor e Escrivão da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, para que os mesmos ingressem imediatamente na Academia de Polícia.
A segurança pública está entre as maiores preocupações da sociedade. Desse modo, é essencial que a Polícia Civil esteja bem estruturada e com efetivo suficientemente adequado para que haja um atendimento de qualidade à população.
De acordo com o Sindicato de Servidores da Polícia Civil – SINPOL/RS, em 1980, a Polícia Civil contava com um quadro com 6,5 mil policiais para uma população de 7,5 milhões de habitantes. Atualmente, há apenas 5,5 mil servidores e a população gaúcha têm aproximadamente 11 milhões de habitantes. Entretanto, há previsão legal para 8.137 cargos de inspetor e escrivão. Além disso, nos últimos dois anos a Polícia Civil contabilizou mais de 1.056 aposentadorias, além de promoções, exonerações e óbitos, conforme o SINPOL/RS.
Desse modo, considerando a relevância da segurança pública para o Estado do Rio Grande do Sul e a necessidade de uma Polícia Civil estruturada, organizada e com efetivo suficiente para prestar atendimento qualificado e eficaz à população gaúcha, os membros do Poder Legislativo Municipal encaminham esta manifestação de apoio”.