No momento em que é celebrado o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, o Poder Legislativo de Serafina Corrêa não poderia deixar de destacar a importância da data, como forma de lembrar e valorizar a saga da grande imigração italiana ao Estado, iniciada em 20 de maio do ano de 1875. A data foi instituída através da Lei Estadual nº 11.595, de 3 de abril de 2001 e, neste ano, a comemoração aconteceu no Plenário da Câmara, no final da tarde de segunda-feira (19).
Com apoio do Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação – Divisão de Cultura, o Legislativo realizou uma Sessão Especial alusiva ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul. Com coordenação do Presidente da Câmara, Vereador Nelson Pedro Mezzomo, as reflexões sobre a importância de comemorar esta data, de recordar, valorizar e vivenciar os costumes e os ensinamentos deixados pelos antepassados, bem como de preservar e transmitir às novas gerações a língua Talian e os costumes dos imigrantes italianos, foram feitas através das palavras do Prefeito Ademir Antônio Presotto, do Vereador Silmar Roberto Santin - Líder do Governo, da Vereadora Nega Castro – Líder da Bancada do PP, do Vereador Jairo Vidmar – Líder da Bancada do PMDB e do Vereador Paulo José Massolini – Líder da Bancada do DEM e proponente desta sessão. Os discursos foram intercalados por intervenções artísticas de música, poesia, conto, jogo e por vídeos retratando a religiosidade, a língua e os costumes, como o filó.
Os presentes que lotaram as dependências da Câmara acompanharam não apenas um momento de preservação da identidade cultural, resgate das raízes, do modo de vida, hábitos, expressões, manifestações e costumes dos antepassados que tanto contribuíram com a história e o desenvolvimento de Serafina Corrêa. Também tiveram a oportunidade de celebrar e de participar da comemoração através dos cantos, da gastronomia típica, da língua Talian e do costume de se encontrar e confraternizar a alegria, o trabalho, a fé e principalmente o amor à família.