No último sábado, 8 de março, o calendário trouxe uma data importante para ser lembrada e comemorada: o Dia Internacional da Mulher. Mas além de destacar as conquistas ao longo da história delas, de reconhecer e valorizar as suas presenças, é preciso contribuir com ações concretas que vão ao encontro dos anseios das mulheres. Com este pensamento, a Vereadora Nega Castro apresentou uma Indicação sugerindo a instituição de um programa para prorrogação da Licença Maternidade no âmbito da Administração Pública do Município de Serafina Corrêa.
Através da Lei Federal nº 11770/2008, a Administração Pública foi autorizada a instituir programa que garanta a prorrogação da licença maternidade para suas servidoras, passando dos atuais 120 para 180 dias. “Estudos comprovam que boa parte da violência social e da criminalidade decorre da carência afetiva nos primeiros anos de vida. Sabe-se que, neste período, a presença e a proximidade da mãe, trazem inúmeros benefícios, podendo-se ressaltar o aumento do período de amamentação, fator importantíssimo tanto para a saúde do bebê, como para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, o que resultará numa relação de estabilidade e saúde emocional”, justificou a Vereadora Nega ao apresentar a proposta, que foi votada e aprovada por todos os demais Legisladores, na Sessão Ordinária de segunda-feira (10/03).
A Indicação que foi encaminhada ao Prefeito Ademir Antônio Presotto é acompanhada de um modelo para possível projeto de lei. A intenção da Vereadora ao sugerir esta prorrogação é garantir benefícios não apenas para a mãe, filho e famílias em questão, mas para toda a sociedade. “Uma criança bem assistida tem maiores possibilidades de se transformar em um adulto saudável e equilibrado, capaz de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de sua comunidade”, argumenta a Vereadora Nega Castro que agora espera contar com o apoio do Poder Executivo para tornar realidade este sonho.