Está tramitando na Câmara neste momento um projeto enviado pelo Poder Executivo que tem como objetivo ser obrigatória a disponibilização de lixeiras para destinação dos resíduos sólidos, bem como a sua padronização. Em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF), o Projeto de Lei 13/2014 contou com explanação do Departamento de Meio Ambiente do Município de Serafina Corrêa durante a reunião da Comissão, na manhã de quarta-feira (05).
A arquiteta Flávia Rovani, a bióloga Denise Tedesco e a fiscal ambiental Fabíola Bastiani Ferronesi não apenas debateram este projeto, mas responderam aos questionamentos dos Vereadores que ampliaram a discussão devido a necessidade de implantar um programa para coleta seletiva de lixo, o que ainda não acontece no Município. Locais corretos para a instalação das lixeiras, modelos de lixeiras, entre outros pontos, foram debatidos na reunião.
Após esta reunião, a CCJRF remeteu uma correspondência ao Prefeito Municipal informando que os Vereadores posicionaram-se favoráveis ao Projeto de Lei nº 13/2014, porém condicionaram a aprovação do mesmo ao desenvolvimento de um programa de coleta seletiva de lixo no Município de Serafina Corrêa, o que na opinião dos Legisladores é, neste momento, mais importante do que a padronização das lixeiras.