Não é de agora que o Município se destaca no cenário regional pela dedicação ao cultivo das tradições gaúchas. Mas neste momento, os Serafinenses comemoram não apenas a presença na etapa final, mas também importantes e inéditas conquistas no festival que é considerado um dos maiores do mundo. No ENART 2013, realizado em Santa Cruz do Sul, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, Serafina Corrêa esteve participando com o CTG Galpão da Saudade e o CTG Sinuelo da Serra em diversas modalidades.
O casal de tradicionalistas Samuel Valar e Karine Pelicioli conquistou o segundo lugar na modalidade Dança Gaúcha de Salão, representando o CTG Sinuelo da Serra. A disputa nesta modalidade que é realizada pelo sétimo ano, reuniu um total de mais de 500 participantes. Na final, entre os 35 pares participantes, o casal encantou os jurados e o público, trazendo o importante e inédito troféu para casa. No Plenário da Câmara, na noite de segunda-feira (18), os Vereadores, servidores, tradicionalistas e demais presentes na reunião semanal, puderam acompanhar e aplaudir a coreografia de uma milonga executada pelo casal, já que eles se apresentaram depois do encerramento da Sessão Ordinária.
A oportunidade também foi para os Vereadores parabenizarem todos aqueles que se dedicam ao tradicionalismo e destacar também outro prêmio recebido pelo CTG Sinuelo da Serra, através de Hector Horácio Ferreyra que conquistou o terceiro lugar na modalidade causo no ENART 2013.