Na manhã de segunda-feira (26), a reunião semanal da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) contou com a presença também do Prefeito Municipal Ademir A. Presotto; da Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Serafina Corrêa, Inelves Pilotto Carnavalli e do Diretor de Esportes, Sandro Marques. A possível realização de uma prova de Jet Ski nas águas do Rio Carreiro esteve em pauta e coube a Antônio Augusto Ilha, Presidente da Associação Riograndense de Jet Ski e ao fotógrafo Ricardo Fuchs apresentar fotos, vídeos e mais informações sobre o esporte, os benefícios da realização de uma competição deste porte, além de sanar dúvidas dos Vereadores e demais presentes.
Qual a contribuição do jet ski no impacto ambiental foi um dos pontos tratados, especialmente com relação a fauna, a flora local e as barrancas do rio. “Nós somos totalmente coerentes em relação à preservação do ambiente, tanto é que é proibida a utilização de qualquer óleo que não seja totalmente biodegradável e não é permitido abastecimento dentro d’água para evitar qualquer tipo de vazamento”, argumentou Ilha, sugerindo a realização de uma prova no Camping Carreiro, o que aconteceu pela última vez no ano de 2009. “Em Serafina Corrêa tivemos a presença de 8 mil pessoas, então, por mais que digam que é um esporte de elite, ele é na verdade um esporte bastante popular e que reúne um grande número de pessoas”, concluiu Ilha. “A gente não está contra o jet ski e, sim, o local onde a prova é realizada e a sua contribuição para o desbarrancamento das margens do rio, que infelizmente está acontecendo e afetando o ambiente”, destacou o Vereador Gilmar Facco.
O Poder Executivo Municipal deixou claro que a realização ou não de uma prova no Município vai depender também do entendimento da Câmara e da comunidade Serafinense. “Tenho dentro de mim o espírito de tentar fazer o melhor pelo Município e por isso estamos debatendo a realização ou não de uma prova nas águas do Carreiro. Fizemos em 2009 e em outra ocasião, a Câmara votou contra e assim não houve competição desde então. Faço o trabalho executivo de encaminhar projetos e cabe aos Vereadores, representantes do povo, dimensionar se vale ou não realizar o evento. Vou respeitar a decisão de vocês Vereadores”, enfatizou o Prefeito Presotto.
O assunto está sendo debatido também nas redes sociais e a contribuição dos Serafinenses é aceita pelos Vereadores. E então, você acha que uma competição de jet ski no Camping Carreiro deve ou não ser realizada?