Como resultado de um Pedido de Providências feito ao Executivo pela Vereadora Nega Castro, aconteceu na noite de quinta-feira, 18 de julho, uma capacitação sobre Primeiros Socorros para Atendentes e Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, o qual foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
No Auditório da Escola Leonora Marchioro Bellenzier, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre os cuidados que devem ser tomados com as crianças e o que fazer quando acontece algum incidente. Durante três horas, o Enfermeiro Likmaier da Cruz abordou assuntos como: febre, asfixia, vômito, sufocamento, choque elétrico, entre outros. As atendentes de creche e professores da Educação Infantil puderam sanar suas dúvidas e ainda tiveram a oportunidades de ver ações eficazes de primeiros socorros na prática, através de demonstrações com bonecos.
Em abril deste ano, ao encaminhar o Pedido de Providências ao Prefeito Municipal, a Vereadora Nega Castro usou a seguinte justificativa: “As crianças encontram-se na fase de descobrir o mundo e, essa descoberta, muitas vezes, pode representar perigo, situações de risco e acidentes. Sabe-se que, muitos acidentes podem ser evitados quando as crianças estão sob o olhar de pessoas atentas, porém, em alguns casos, mesmo com todo o cuidado, eles podem ocorrer e, nessas ocasiões, o conhecimento de noções básicas de primeiros socorros pode ser fundamental para prestar um socorro de emergência correto e eficiente, capaz de diminuir o sofrimento, evitar complicações e, até mesmo, salvar vidas”.
A Vereadora faz questão de destacar que a ideia surgiu a partir de uma conversa com um pai. “Foi percebido que, como a legislação municipal não exige que professores e servidores da Educação Infantil tenham conhecimento de atendimento de primeiros socorros, as mesmas poderiam não saber como agir em situações que ponham em risco a saúde e a vida das crianças”. A Legisladora ficou muito satisfeita com o resultado desta ação conjunta que, certamente, resultará em atendimento adequado em casos de acidentes com os pequenos.