Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa

GESTÃO 2017/2020

Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Serafina Corrêa, 08 de Abril de 2025

PROGRAMAS DE RÁDIO
FALE COM A CÂMARA

Vigilância em Saúde confirma que houve surto de salmonela em escola de educação infantil

Os mesmos sintomas apresentados por dezenas de crianças que estudam em uma mesma escola de educação infantil chamaram a atenção das autoridades e da comunidade serafinense. Em fevereiro deste ano, um total de 27 crianças ficaram doentes, sendo que a internação hospitalar foi necessária para 16 delas. Um possível surto foi então investigado, sendo que o assunto rendeu inúmeros comentários  e expectativas, inclusive no Poder Legislativo. Na manhã de segunda-feira (24), em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF), a Coordenadora da Vigilância em Saúde de Serafina Corrêa foi convidada para apresentar relatório deste incidente para os Vereadores.

            Patrícia Betineli revelou que os exames feitos confirmaram um surto por salmonela e assim, inspeção, avaliação e acompanhamento nas dependências da escola situada no Bairro Gramadinho foram realizados, já que a doença poderia ter sido causada por alimento ou água contaminados. “Naquele momento, a escola estava tendo problemas de superlotação, uma vez que acumulava crianças também de outras escolas que estavam em férias. Detectamos que manipuladoras também não eram da escola e questões de higiene e regras para manipulação dos alimentos foram deixados de lado”, explicou Patrícia, ressaltando que os indícios apontam de que tenha ocorrido contaminação devido a pessoa que estava infectada por bactéria e erro de manipulação, ou seja, o alimento foi contaminado no momento da sua manipulação.

“A Secretaria Municipal de Educação, a nutricionista que é responsável pela fiscalização de toda a rotina para alimentação das crianças e a escola foram notificadas já que um descuido muito grave aconteceu. Infelizmente, este não foi o primeiro e possivelmente nem será o último surto, mas nosso trabalho tem o intuito de evitar”, explicou Patrícia, mostrando os documentos recebidos do Estado que apontam que neste caso ocorreu a manipulação incorreta de alimentos e regras de higienização foram deixadas de lado.

Copyright © 2007-2014 - Câmara Municipal de Serafina Corrêa - Av. Arthur Oscar, 1509 - 99250-000 - imprensa@legislativoserafina.com.br - Fone: 54 3444.1477
Desenvolvedor: Due Studio Web Design Ltda - 54 3444 2156 - duestudio@duestudio.com.br