Desde o ano de 1950, antes mesmo de sua emancipação política, é que Serafina Corrêa conta com a presença, o trabalho e a dedicação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, também conhecidas como Scalabrinianas, já que a Congregação foi fundada pelo bem-aventurado, dom João Batista Scalabrini, bispo da diocese de Piacenza, Itália, em 25 de outubro de 1895. Com carismas voltados para a educação, a saúde, a evangelização e o trabalho junto aos migrantes, as Irmãs Scalabrinianas participaram ativamente do desenvolvimento do Município, atuando diretamente para o bem estar da população, especialmente na Paróquia, no Colégio Nossa Senhora do Rosário e no Hospital Beneficente Nossa Senhora do Rosário.
Com o objetivo de reconhecer, agradecer e valorizar as mais de seis décadas desta atuação é que os Vereadores sugeriram e aprovaram a realização de uma Sessão Solene alusiva à presença das Irmãs da Congregação de São Carlos Borromeu no Município de Serafina Corrêa. A solenidade será realizada às 16h de 29 de junho (sábado), mesmo dia em que as últimas religiosas a morar e a trabalhar em Serafina Corrêa deixam a cidade. Além de autoridades, representantes de entidades, pessoas que conviveram e trabalharam com as Scalabrinianas entre os anos de 1950 e 2013 e a comunidade, também estão sendo convidadas as 38 Irmãs que aqui passaram e que permanecem vivas, hoje morando em diversas cidades gaúchas e em outros Estados, além da Superiora Provincial.
O Poder Legislativo de Serafina Corrêa convida a comunidade para este importante gesto de agradecimento pelas atividades que contribuíram para a qualidade de vida da população e pelo trabalho desenvolvido desde o ano de 1950 até os dias de hoje. Participe da Sessão Solene alusiva à presença das Irmãs da Congregação de São Carlos Boromeu no Município de Serafina Corrêa.
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa
Quando: 29 de junho de 2013, sábado
Horário: 16 horas