Em todo o mundo, as notícias, comentários e o sentimento de dor foram partilhados na segunda-feira desta semana (28). Não foi diferente aqui em Serafina Corrêa e na Sessão Ordinária, realizada de noite, e por isso, um ato simbólico aconteceu em solidariedade e consternação pelo ocorrido. As bandeiras hasteadas na sede do Poder Legislativo de Serafina Corrêa foram baixadas a meio mastro e permanecerão assim até a quinta-feira (31). A atitude foi tomada pela Mesa Diretora, com o apoio dos demais integrantes da Câmara, acompanhando o luto oficial de três dias decretados pela presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e pelo luto oficial de sete dias decretado pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
Mesmo não tendo nenhum Serafinense entre aos 231 mortos no incêndio na boate Kiss, a comunidade está abalada. O incêndio na casa noturna localizada no centro do Município de Santa Maria começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando uma das atrações musicais da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante sua apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna. Sem conseguir sair do estabelecimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos nesta que já é considerada uma das maiores tragédias em toda a história do Rio Grande do Sul e o incêndio com maior número de mortes no país, nos últimos 50 anos.
“É uma manifestação silenciosa, já que palavra nenhuma é capaz de minimizar a dor das famílias, dos amigos, dos colegas e de todos que compartilham este momento de perda e de tristeza. Estamos todos sofrendo pela interrupção tão trágica da vida destes jovens”, destaca o presidente Silmar Santin. Através do Decreto Legislativo nº 1, de 28 de janeiro de 2013, foi declarado luto oficial na Câmara Municipal de Vereadores de Serafina Corrêa, pelo período de três dias, em sinal de pesar e em homenagem à memória das vítimas da tragédia ocorrida no município gaúcho de Santa Maria, em 27 de janeiro.