Através de um Decreto Legislativo do ano de 2010, o Poder Legislativo regulou a concessão de títulos de Cidadão Serafinense e de Cidadão Honorário, estabelecendo as normas para que este reconhecimento seja efetivado. Pela primeira vez deste então, um pedido para que a honraria seja entregue tramita na casa. A votação deverá acontecer na próxima semana e se aprovada, uma Sessão Solene será agendada com a finalidade de entregar diploma e placa ao agraciado.
Por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 2, o vereador César Antônio Mattiello está propondo conceder Título de Cidadão Honorário, como forma de reconhecer o trabalho de pessoa nascida em Serafina Corrêa, reconhecidamente bem sucedido nas diversas etapas de sua vida profissional, que se consagrou por sua competência, deixando sua marca pessoal por onde passou. “O título de Cidadão Honorário de Serafina Corrêa proposto tem farta razão de ser à medida que contempla uma pessoa que contribuiu de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e reconhecimento de nosso Município, o senhor João Arroque Filho”, destaca o proponente, ao justificar seu projeto e pedir o apoio dos demais colegas. Para Mattiello, esta homenagem é justa e merecida uma vez que o serafinense que nasceu no ano de 1921 prestou relevantes serviços, tendo ocupado o cargo de vice-prefeito em duas legislaturas.
O título de Cidadão Honorário será concedido somente às pessoas nascidas em Serafina Corrêa, aqui residentes ou não, e que preencham os requisitos de reconhecimento de relevantes serviços prestados à comunidade, sem qualquer contraprestação remuneratória, direta ou indiretamente.