Neste ano, já foram 15 as Sessões Especiais realizadas pela Câmara, recebendo como convidados Secretários Municipais, representantes de entidades, sindicatos e até mesmo empresas que atuam em setores fundamentais do Município. Na última segunda-feira (22), os Bombeiros Voluntários de Serafina Corrêa é que foram os convidados e durante mais de uma hora divulgaram atividades e responderam os diversos questionamentos feitos pelos vereadores. Aliás, alguns vereadores lembraram que eles mesmos já passaram por situações de incêndio e sentiram o que é ver seu patrimônio ser consumido pelas chamas e o quanto teria sido pior não contar com a atuação dos Bombeiros.
A história que vem sendo escrita desde novembro de 2005 foi contada também para o bom número de pessoas que compareceu no Plenário Darcy Sobreira Soccol. Batalhas vencidas, obstáculos superados, perseverança e sonhos são as marcas que os Bombeiros Voluntários demonstram ter orgulho de carregar. A dedicação voluntária e o amor pelo que fazem, certamente são maiores que as dificuldades e limitações para atuar. “Nós temos sete anos de fundação e já se fez muita coisa, com muita dificuldade, com a comunidade contribuindo, com a prefeitura dando condições de manter a estrutura funcionando, com empresas e entidades colaborando. Mas, de nada valeria ter toda uma estrutura e não ter as pessoas. As pessoas é que fazem a coisa acontecer”, fez questão de enfatizar Cléber Maronezi, que exerce a função de Diretor de Voluntariado.
Mas mesmo tendo motivos de sobra para comemorar, ainda é preciso avançar. “Os recursos são sempre escassos para a manutenção do Corpo de Bombeiros, além do mais, as despesas são grandes, pois aquilo que a gente recebe geralmente é empenhado em combustíveis, treinamentos, alimentação dos voluntários, compra de alguns materiais. Sempre existem mais coisas para comprar e a gente não tem orçamento. Além disso, precisamos de uma sede própria para acomodação dos veículos que estão se deteriorando dia após dia e os próprios internos precisam de acomodação mais conveniente, não misturada com equipamentos”. Assim se manifestou o presidente da corporação, Claucir Ferronato.
Conscientes da trajetória até aqui e otimistas com relação aos próximos passos, os integrantes da direção do Corpo de Bombeiros agradeceram a oportunidade dada pelo Poder Legislativo e garantiram que não faltará empenho tanto nos plantões noturnos e diários que estão sendo realizados, quanto na busca por equipamentos e capacitação de novos voluntários. “Nós temos muito a evoluir, nosso trabalho está apenas começando. Tem muita coisa para aprender, para agilizar, para fazer diferente e fazer melhor”, lembrou Maronezi acrescentando que é importante ter em mente que as pessoas passam mas que as instituições permanecem. O presidente Ferronatto agradeceu e revelou querer contar com os atuais e futuros vereadores em favor desta causa que não é particular. “É uma causa pública, em prol do Município e de seus moradores. Temos que ter em mente que quando tudo vai bem, é fácil. Mas quando acontecem acidentes e incidentes, ali começamos a dar valor, principalmente se acontece com a família da gente”.
Elogios, cumprimentos e palavras de apoio e incentivo não bastaram. Quebrando o protocolo, ao final, foram calorosos aplausos a maneira encontrada para agradecer e destacar o ótimo trabalho que vem sendo feitos pelos Bombeiros Voluntários.