Contribuição na história Serafinense é valorizada
Retratos de pessoas ilustres já eram valorizados e de grande importância mesmo antes da fotografia. Pinturas ou até mesmo outras representações artísticas foram utilizadas na tentativa de eternizar famílias, reis e rainhas, mulheres amadas e outras pessoas. Elaborado a partir de documentos, memória ou modelo vivo, o retrato também simbolizava poder e apreço pelas artes. Mas foi mesmo com a fotografia que o retrato alcançou outro patamar e se tornou ainda mais presente em nosso cotidiano. Galerias são elaboradas e apreciadas com o intuito principal de destacar personalidades e sua importância em um determinado assunto ou lugar.
Serafina Corrêa possui uma galeria na Câmara de Vereadores, retratando através de quadros todos os vereadores que exerceram a função de presidente do Poder Legislativo. A Galeria de Presidentes está em uma das paredes laterais do Plenário Darcy Sobreira Soccol e, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (08), recebeu novos quadros em um ato organizado pelo atual presidente, vereador Paulo José Massolini. “Estamos aqui e juntos trabalhamos em um Poder Legislativo democrático, onde todos os vereadores têm o direito de se manifestar e agir, conforme legislação que rege esta Casa. Como é de costume, deixamos o nosso registro e nossa homenagem em nome do Legislativo Serafinense”, dissertou Massolini antes de tirar a venda sobre os novos quadros, com o auxílio dos colegas que como ele, exerceram a função nesta legislatura: Arnando Luiz Pacassa (2009), Erni João Zatti (2010) e Olivan Luiz Castro (2011).
A Galeria de Presidentes da Câmara de Vereadores foi inaugurada durante uma Sessão Solene em 27 de dezembro de 1996. A iniciativa de homenagear os cidadãos que desempenharam esta importante função legislativa foi do então presidente da Câmara José Felicino Meneguzzi. A reformulação com acréscimo de novos quadros aconteceu no ano de 2008, sob a presidência de Olderes Piazza Santin.