BENJAMIN ZANINI, deixou a Itália aos oito anos de idade, em companhia da mãe Jhoana Zanini e mais quatro irmãos: Arneste, Jhoão, Rondeli e Adelaí Maróco, pisando em terras brasileira no ano de 1895.
Com muita fé, desde sua adolescência acreditou na força do trabalho e da união. Com estes valores, foi um homem perseverante nas atividades agrícolas. O imigrante italiano marcou sua caminhada por aqui como sócio fundador da Cooperativa Vitivinicola Guaporense Ltda, em 1932. Corajoso pioneiro, acreditou em um grupo de agricultores interessados em fazer parte da formação da “Cantina Guaporense”, na época em que Serafina Corrêa ainda pertencia ao município de Guaporé.
Com a companheira Luiza Didomênico, teve treze filhos: Tímbolo, Avelino, Delize, Demétrio, Maria, Sabina, Alvidez, Antônio, Luiz, Delvino, Irma e Romeo.
Mas por que estamos recordando a história e o legado desta ilustre pessoa que faleceu em 15 de dezembro de 1955, aos 60 anos de idade? Porque a sua importância será reconhecida e homenageada pelo Município de Serafina Corrêa! Com o voto favorável de todos os vereadores, foi aprovado o Projeto de Lei 60/2012. Assim, Benjamim Zanini dará o seu nome para a ponte na Via Vivaldi, localizada no trecho entre a Av. Arthur Oscar e a Pe. Luiz Pedrassani, local cujas terras pertenceram a ele.