O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) iniciou, neste fim de semana, o trabalho de fiscalização intensificado para o feriadão de Tiradentes. O objetivo é coibir o transporte clandestino que, além de ilegal, não oferece condições de serviço com a segurança e o conforto necessários aos usuários.
Nas blitz realizadas nesta sexta-feira (18) e sábado (19), foram fiscalizados 63 veículos na BR 290 (Parque Eldorado – Guaíba Country Club). Já na BR 386, em Lajeado, foram 36 fiscalizados, sendo três deles apreendidos. Houve ainda outras três apreensões de veículos na fiscalização ocorrida na RS 240, em Montenegro.
O motivo das notificações e apreensões foram incoerências na lista de passageiros, veículos sem registro no Daer (sem RECEFITUR), e carros sem o número do RECEFITUR na parte traseira do veículo.
O Daer recomenda aos usuários do transporte de excursão que, antes de contratarem o serviço, verifiquem se o veículo oferecido tem registro regular e válido. Antes de iniciar a viagem, o a orientação é que seja verificada a lista de passageiros autorizada pelo Daer e se o veículo apresenta laudo atualizado de inspeção veicular. Essas duas medidas evitarão transtornos junto à fiscalização e riscos desnecessários à segurança.