TRANSCRIÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS DA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA
ATA Nº. 4/2008 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2008
**********
Espaço: COMUNICAÇÕES DE LÍDERES
**********
Vereador JORGE TECCHIO (Líder do Governo) – Boa noite Senhora Presidente, colegas vereadores e o público que nos prestigia nesta noite. Estamos iniciando mais um ano de trabalho, já realizamos três sessões e é importante que a comunidade saiba que as sessões extraordinárias da Câmara não têm custo adicional para a Câmara, acho que é importante que a comunidade saiba dessa questão. Quero desejar a todos os colegas vereadores um excelente trabalho em 2008 e que nós possamos neste ano atender as reivindicações da nossa comunidade. Eu estou satisfeito com esse comunicado que a presidente fez inclusive o ofício e quero agradecer, que esse pedido de providencias 179 foi de minha autoria e foi aprovado por todos os colegas vereadores para que o Cartório Eleitoral de Guaporé venha atender aos novos títulos aqui em Serafina Corrêa e eu acredito, pelo que eu tenho sentido na comunidade o grande número de pessoas que precisam mudar o seu título de outra região, para nossa ou títulos novos e se nós mobilizarmos toda a comunidade e aí eu peço a todos os colegas vereadores e a comunidade aqui presente que mobilize, porque eu sei de outros anos que nos últimos momentos existe uma correria e dificulta até porque Guaporé atende não só Serafina Corrêa. Então dificulta o atendimento e tem pessoas que vão para lá e falta algum documento e tem que fazer uma outra viagem e é importante que nós mobilizássemos toda a nossa comunidade para que venha nos dias 04 e 05 aqui na Câmara de Vereadores e eu agradeço a participação da Câmara e eu acho que aqui é o local que deve ser feito esses títulos aqui em Serafina e eu tenho que certeza que nesses dois dias não vai ser suficiente para atender toda demanda de Serafina Corrêa. Então se nós mobilizarmos e se não atender toda demanda certamente o cartório eleitoral voltará para Serafina Corrêa. Então é importante que a gente mobilize toda comunidade e façamos essas transferências de título. Obrigado.
A Senhora Presidente OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN - Vereador Jorge eu só quero complementar a tua fala informado que nós temos três servidores disponíveis e se necessário nós da Câmara podemos fornecer mais um e assim como o executivo. Nós queremos colaborar e que dê tudo certo.
Aparte Vereador JORGE TECCHIO (Líder do Governo) – Só um comentário se a senhora me permite. Esses ofícios aqui demonstram a agenda positiva que o Governo está começando 2008. Só pelos ofícios da Caixa Federal que está nos encaminhando e foi lido á pouco. Temos muitas obras, muitos recursos para o nosso município.
A Senhora Presidente OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN - Com a Palavra o Vereador Paulo.
Vereador PAULO JOSÉ MASSOLINI (Líder do DEM) - Senhora presidente, senhores vereadores. Primeiro eu quero cumprimentá-la pelo trabalho que começa a exercer nesta casa embora as conturbadas eleições na nossa última sessão em 2007. Desejar com toda sinceridade um bom trabalho. Ao mesmo tempo quero saudar os colegas pelo retorno, mas dizer senhora presidente que é nosso desejo, mesmo através do seu apelo que a gente tenha um bom relacionamento, mas tenha absoluta certeza que mesmo através do seu pedido, nós vamos continuar a exercer o nosso papel que nos foi determinado pela população. Não seremos coniventes com coisa que não vamos admitir e que nós achamos que não seja correto. Isso pode criar controvérsias, mas tenho absoluta certeza que isso vai acontecer, mas temos que exercer a nossa função por que se não seríamos hipócritas em estarmos aqui. Então dizer que seremos pessoas que daremos uma contribuição total para o melhor andamento entre os vereadores. Poderemos nos comportar se realmente o que acontecer nessa casa for condizente com o nosso pensamento e com a nossa moralidade.
Para os vereadores espero que não utilizando o expediente de que a casa está à disposição para confecção de título de eleitores que não apareçam como todos os anos os vereadores transportadores de clientela posterior e possível votantes para transferirem os seus títulos para Serafina. Acredito que a moralidade também parte por um princípio que está na hora de mudar esse tipo de política caudilhista que já foi do passado e parece que não é mais permitido dentro de um processo democrático e aberto pela moralidade daquilo que nós pregamos.
Senhora presidente gostaríamos então de ter conhecimento dessas informações passadas pela Corsan sobre os loteamentos foram pedidos e já tramitados nesta casa, bem como a correspondência do prefeito uma vez que ele não nos mandou a lista, mas de qualquer maneira mandou uma correspondência fazendo a sua justificativa. Gostaria que a senhora determinasse ao secretário que nos desse essa correspondência encaminhada pelo Prefeito Municipal.
Com relação às queixas que existem eu gostaria que nesse momento de trâmite fosse levado ao Senhor Prefeito, principalmente para o seu líder. Os servidores públicos estão muito preocupados com aquela transferência de venda da folha de pagamento do Banrisul para o Banco do Brasil. Não é admissível que os servidores tenham que pagar alguma taxa como dizer para essa transferência, pois o município já recebeu uma importância tanto grande que eu cheguei até brincar que com aquela transferência só pela venda da folha de pagamento já dá para pagar a compra de toda área da Sociedade Estrela Guaporense LTDA, e até brinquei que era um financiamento dos servidores públicos e que eles não sejam penalizados com essa transferência.
Com relação ao projeto, eu não estava presente, mas eu só tive conhecimento por telefone que é o projeto de permutar área de terra entre o município e o Senhor Gobbi. Pelo histórico que me foi passado essa informação diz que também está aí a transferência de uma escola. A escola lá da Montebérico e que essa escola também entraria na negociação. Fala-se de que houve grandes discussões aqui e que posteriormente com a informação do senhor Gobbi de que ele não sabia da tramitação que incluía esse terreno. Senhora Presidente, dizem depois que o Vice-Prefeito Gheller se desloca com esse cidadão até a casa do senhor Mezzomo para dizer que já existia numa tramitação a escola da Montebérico nesse negócio do interesse da área urbana que a prefeitura tinha nessa permuta. Sinceramente senhora presidente, eu não acredito que seja uma verdade, que haja interesse por trás, porque vindo do vice-prefeito municipal esse tipo de postura a chegar à casa do ex-presidente não me parece muito estranho partindo dele, mas que se existe uma verdade de que há interesses por trás naquela casa lá na Montebérico eu não acredito que o Prefeito Municipal Valcir Segundo Reginatto se sirva num momento de administração dele, no último ano a fazer uma seqüência de repassar, talvez essa casa não a aquele que realmente está recebendo, mas que esse posteriormente possa passar essa escola do município aos interessados. Fuçaremos atentos e não acredito, volto a repetir, que embora tenham essa conversa na rua, não acredito que ao prefeito que tenha se dado esse trabalho de aceitar esse tipo, se é que é verdade, de que posteriormente seja passado a outros interessados.
Quero dizer Senhora Presidente neste espaço que ainda me é de líder, não sei se ainda usarei, terei que falar com os colegas, mas dizer que nós estamos à disposição da Senhora, nesse momento como líder de partido, para que possamos realmente fazer um bom trabalho dentro do que legal e dentro daquilo que a gente se propôs no momento que a gente depositou na Senhora o voto de confiança para que esse legislativo faça um bom trabalho. Até lhe cumprimentando ao fato de já na primeira reunião a senhora ter dado um prazo de dez minutos de tolerância para que os vereadores possam chegar à sessão. Lembro que no passado na gestão do Senhor Jorge Tecchio a sessão foi iniciada e quando cheguei, mais tarde não tive esse poder de participar. Quem sabe se naquela época tivesse tido o bom censo que a Senhora teve hoje, quem sabe naquela reunião eu não teria passado pela humilhação que eu passei ao fato de estar prestando um serviço a uma pessoa no hospital. Obrigado e um bom trabalho a todos.
A Senhora Presidente OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Com a palavra o Vereador Arnaldo.
Vereador ARNALDO LUIZ PACASSA (Líder do PP) - Senhora Presidente, caros vereadores e público aqui presente já cumprimentado pela nossa presidente, sintam-se por mim também cumprimentados. Inicialmente desejar a todos um bom retorno e um bom trabalho neste último ano desta atual legislatura. Gostaria de fazer um comentário que não tive a oportunidade de fazer com relação à discussão do projeto de lei número 07 de 09 de janeiro de 2008. É um projeto que autoriza o Poder Executivo a subvencionar a Sociedade beneficente Hospital Paroquial Nossa senhora do Rosário e dá outras providências. Este projeto autoriza o prefeito a fazer em 12 vezes de 12 mil 500 reais o repasse de 150 mil ao hospital. Se nós formos ler só o Caput desse projeto, sem depois ler todo o conteúdo desse projeto dá de entender que o hospital está sendo contemplado, senhores vereadores, com cento e cinqüenta mil reais no decurso desse ano, mas na realidade não é isso que acontece, porque desse valor, setenta e nove mil e novecentos reais são destinados ao pagamento do médico anestesista e, além disso, desses 79 mil que serão todos eles na realidade gastos para essa finalidade, no decorrer deste ano, prevê ainda no seu inciso primeiro do artigo primeiro na alínea D, pagamento de serviços terceirizados e ainda está amparado o prefeito para pagar outros serviços terceirizados. Então não dá para dizer que o hospital irá receber 150 mil. Pode ser que ele acabe recebendo 20 ou 30 mil, porque 79 mil, quase 80 já direcionados a uma causa e ainda há a possibilidade de se pagar serviços terceirizados, então para quem não entendeu, 150 mil irão para o hospital, mas será feito pagamento do anestesista e quem ocupa o anestesista é o município de Serafina Corrêa e é um meio legal que foi encontrado para que fosse pago o anestesista através desses recursos destinados ao hospital.
Também senhores vereadores eu queria fazer um comentário e até me dirigir ao ex-presidente Francisco Bernardo Mezzomo, em cima de um trabalho de opinião feito no "Gazeta" datado do dia 18 de janeiro com referência a posição de um Vereador colega meu aqui, o Jorge Tecchio, quando ele se manifesta dizendo que a Câmara de vereadores em 2007 ela foi administrada pelo DEM e pelo PP, realmente era eu do PP, o Vereador Soranzo do DEM, mais o Mezzomo e sua atuação não foi nem situação, nem oposição e a população não se identifica com quem fica em cima do muro. Eu queria dentro da minha pequena cabeça entender o que ele quis dizer em cima do muro. Eu não considero que no ano de 2007, por fazer parte da mesa eu fiquei em cima do muro. Eu aprovei o que achei que devia aprovar, fiz emendas que achei que devia fazer, fiz pedidos, rejeitei o que eu achei. Em cima do muro eu não me considero e não fiquei nem um minuto, até porque nem gato eu sou para ficar em cima de muro. Tem o termo ficar em cima do muro, mas eu, Vereador, vou dizer uma coisa para ti, quero te dizer aqui para depois não dizer que eu andei dizendo por aí. Eu acho que tu foste infeliz nesta tua colocação em dizer que nós os vereadores que fizeram parte da mesa, que representaram o DEM e eu que representei o PP no ano de 2007, tenhamos ficado em cima do muro, de jeito nenhum, isso tu pode tirar teu cavalinho da chuva que isso não aconteceu. As minhas posições aqui, foram sempre dentro dos princípios, dentro do que eu achava que devia ser, nos pareceres como relator das comissões e tudo mais, sempre tive posição, nunca fiquei em cima do muro, aliás, eu acho que é mais fácil achar uma posição que nós atuamos do que dos vereadores que vem aqui só dizer, sim, sim, sim, por três anos, por mais de 300 projetos aprovo, aprovo, aprovo. Eu acho que se tem que contestar alguma coisa, fazer uma emenda não interessa se é situação ou oposição, sendo do entendimento que há de se apresentar, eu acho que o Vereador está aqui para apresentar porque afinal de contas nós vereadores não representamos o Poder Executivo, nós representamos o povo que nos elegeu para que nós aqui nesta casa representássemos todo povo de Serafina Corrêa. Muito Obrigado.
**********
Espaço: GRANDE EXPEDIENTE
**********
A Senhora Vereadora OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Com a palavra o Vereador Arnaldo Pacassa.
Vereador ARNALDO LUIZ PACASSA (PP) - Senhora presidente, caros vereadores eu gostaria de levar aqui ao conhecimento usando desse expediente ao líder de Governo, ainda não houve a indicação do líder de governo até porque nesta noite foi solicitada pela presidente da mesa que se fizesse a indicação dos líderes e do líder de governo, mas levar ao líder Tecchio para que se busque junto ao poder público e ao secretário de Obras uma melhor conservação das nossas estradas do interior. Estão muito, muito ruins. Acho que quem andou pelo interior viu a situação e até serviu de motivo de gozação dizer que teria se transformada em auto-demolidora serafinense as estradas devido a situação em que andam as nossas estradas e os veículos tem dificuldade em transitar. Tem muitos moradores de Serafina Corrêa, agricultores, requisitando quase que diariamente máquinas para fazer com que os caminhões cheguem até as suas propriedades para descarregar e carregar os caminhões. Então gostaríamos uma atenção especial na questão das estradas do interior.
Também eu quero fazer um comentário sobre um trabalho que eu acho que todos os vereadores e o povo já sabem que é um trabalho que a Brigada Militar vem fazendo em Serafina Corrêa em pontos estratégicos quase que diariamente, solicitando a documentação, fazendo vistoria em veículos e eu tenho visto que a uma grande aceitação da comunidade, do povo de Serafina Corrêa, com relação a está atitude da Brigada Militar que vem como um alerta para ver se os documentos estão em dia, os equipamentos obrigatórios em dia porque tem muitos casos que a gente passa despercebido, anda até com o estepe furado e hoje vocês sabem que a nova legislação se você se pegar com estepe furado numa rodovia e for visível que ele já estava furado no início da viagem você é multado porque não pode andar com o estepe e com os acessórios necessários. Então eu tenho visto com uma grande aceitação da população com relação a esse assunto.
Mas eu vejo que o Vereador suplente Tesa, está presente e eu quero fazer aqui um comentário sobre um assunto que decorreu no interior desta casa e que me chamou muito a atenção e me deixou preocupado com relação a um comentário que o Vereador tesa fez. Estávamos falando de uma negociação daquela empresa, Senhora presidente, que não mais virá a Serafina Corrêa, que nós aprovamos aqui, aquela da embalagem de água e eu sabia que ele estava botando a venda aquele espaço que ele construiu até agora e conversando com o Tezza ele me relatou que comprou por um valor X e disse para nós, e disse para mim, estava presente o vereador Mezzomo que ele fez isso no intuito de ajudar o município. Até não entro no mérito, nem contra, nem favorável à intenção dele, mas o que me chamou a atenção foi quando eu disse para ele que no meu entender isso aí era um procedimento incorreto, porque se a empresa não vai mais, existia uma lei, eu disse para ele que eu entendo que essa lei deveria ser revogada aqui antes da aquisição, de algum munícipe comprar e ele nos disse, estava presente o Mezzomo e isso me chamou muito a atenção que tem muita coisa errada e que ele entende que está errada no município e nós vereadores não estamos fazendo nada, estaria passando despercebido, que nós vereadores deveríamos atuar e sobre certas situações que no entender dele está errada e nós vereadores não estamos fazendo nada. Então isso me deixou preocupado porque ele finalizou conversa por aí e até gostaria dentro do possível se ele pudesse nos relatar ou num dia que vier ocupar um espaço nesta casa que ele nos trouxesse ou que comunicasse o líder de governo, para que nós também possamos tomar conhecimento, não precisa ser no plenário, pode ser informar, até nas salas de reuniões que se tu nos diz que no teu entender tu vê que tem muita coisa que está errada e nós vereadores não estamos fazendo nada, isso me preocupa como vereador porque nós estamos aqui representando o povo e recebendo mensalmente por isso. Então seria uma injustiça de nossa parte se isso realmente estiver acontecendo. Muito Obrigado.
A Senhora Vereadora OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Com a palavra o Vereador Francisco Mezzomo.
Vereador FRANCISCO BERNARDO MEZZOMO (DEM) – Senhora presidente, senhores vereadores e público já cumprimentado pela presidente. Primeiramente queria cumprimentar a presidente pelo ano agora que está iniciando e desejo sucesso este último ano da nossa gestão aqui de 2008.
O Arnaldo falou sobre as estradas, eu tinha até anotado aqui, está sendo patrolado algumas estradas do interior, mas tem muitas, principalmente aquelas que têm menos trafego que não está sendo passada máquina, então são essas pessoas que estão reclamando. Realmente, agora nós estamos nos aproximando da safra e há necessidade sim de ser melhorado as entras dos produtores rurais. O Pedro Fozza está aqui e sabe o Jorge Tecchio também sabe, o Adir e há dificuldade sim, há muita dificuldade e até eu vi estes dias que a máquina começou a passar nas famílias e eles vieram agradecer e disseram que pelo menos viu a patrola em quatro anos e o Prefeito, até conversando no ano passado, quando era presidente da Câmara de Vereadores, ele estava dizendo que ele iria fazer um projeto, até falei com o Tecchio para dar gratuitamente acesso aos moradores do interior, eu acho que merece e nós dependemos realmente da renda do produtor rural e o município nosso depende, o produtor rural, que se chama modelo 03 hoje, ele encerra esse mês para vistoria e ele influencia na receita do município e então acho que tem que ser dado um atendimento melhor aos nossos produtores.
Mas saiu aqui na Zero Hora, na semana passada e até eu quero fazer um conhecimento ao público e aos vereadores. Dia 12 de fevereiro saiu um estudo de responsabilidade social e fiscal do Brasil inteiro. Foram classificadas 30 cidades do estado entre as 100 melhores do Brasil. Só quero ler um trechinho para vocês verem. “Dos 100 municípios com melhor classificação no índice de responsabilidade fiscal social e de gestão pública divulgado, trinta são gaúchos. O Estado só perde a liderança do ranking para São Paulo que tem 41 cidades entre as 100 primeiras. Tomando-se unicamente o quesito fiscal o Rio Grande do Sul detém a maioria com 47 cidades entre as 100 melhores. Depois fala sobre a receita, sobre o que se faz na parte médica, a social sobre as entidades. Eu só quero relatar que em 30 cidades gaúchas na região nossa estão seis. Segundo lugar no Brasil ficou Tupandy, é uma cidade do Vale do Caí, depois vem Nova Prata que ficou em décimo quinto lugar, Garibaldi em 27° lugar. Montauri ficou em 56°, depois vem Veranópolis na posição 61 e Nova Alvorada na posição 98. Então isso aqui eu acho o seguinte. Acho que o Rio Grande do Sul está bem, o Rio Grande do Sul, os gaúchos, acho que está bem. Veja bem que só falta um pouco mais empenho na parte de ação social. É mais para conhecimento desta matéria que saiu na Zero Hora para nós nos espelharmos e quem sabe no futuro o nosso município de Serafina Corrêa também possa constar nessa lista. Muito Obrigado.
A Senhora Vereadora OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Obrigada. Com a palavra o Vereador Jorge.
Vereador JORGE TECCHIO (PMDB) – Senhora presidente, vereadores e o público que nos assiste. Quero também tocar nessa questão levantada pelo Vereador Mezzomo. Está casa aprovou um orçamento para a secretaria de Agricultura, praticamente 70 a 80% a mais do que no ano passado. No ano de 2008 acima de 7% para a Secretaria da Agricultura. A gente está acompanhando esse projeto, já foram feitas reuniões com o sindicato, com a Emater, com o conselho e nós próximo dias certamente teremos aqui na câmara esse importante projeto para a agricultura e com isso podermos debater e apoiar esse setor.
Eu vou protocolar isso aqui amanhã, mas eu acho importante levar ao conhecimento. Eu vou ler oficio, deveria ter sido protocolado antes da sessão. Um fato que aconteceu nesta casa e que eu acho que pela gravidade não poderia passar em branco. À Senhora Olderes Maria Piazza Santin presidente da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa. Jorge Tecchio, brasileiro, maior, casado, Vereador nesta casa legislativa pela bancada do PMDB vem respeitosamente perante vossa excelência requerer com fundamento no artigo 168 e seguinte do regimento interno desta casa, seja procedida à abertura e suas conseqüentes medidas disciplinares contra o vereador Paulo José Massolini pela pratica do seguinte fato: Na data de 27 de dezembro de 2007, Vereador Sebastião Paulo Taborda protocolou pedido de impugnação a chapa inscrita para a eleição da Mesa Diretora de vereadores para o exercício 2008. Por afrontar o dispositivo do artigo 17 parágrafo quarto do regimento interno o qual prevê expressamente será de um o mandato de membro da Mesa, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente. Sendo exatamente a situação daquela sessão eis que a chapa composta pelos vereadores Olderes Maria Piazza Santin, Arnaldo Luiz Pacassa, Francisco Bernardo Mezzomo e Paulo José Massolini feriu frontalmente o artigo já citado acima. Ocorre que ao tomarem ciência do requerimento protocolado, o então presidente desta casa, Francisco Bernardo Mezzomo determinou a suspensão da sessão para consultar o assessor jurídico desta casa sendo que a sessão culminou coma suspensão definitiva da sessão naquela noite. O público presente no plenário aguardava a decisão enquanto nos corredores da casa legislativa ocorria um fato lamentável. O vereador Paulo José Massolini na presença de testemunhas em atitude não condizente com o cargo ao qual foi eleito, agrediu-me com empurrões e palavras ásperas ferindo assim tanto física quanto verbalmente uma pessoa tão legitima quanto ele na representação do povo. Assim ante o exposto, através do presente vem respeitosamente requerer a vossa excelência com fundamento no artigo 168 e seguintes do regimento interno desta casa a apuração dos fatos e a conseqüente abertura do processo prevista no regimento interno e pelo conselho de ética e decoro parlamentar a fim de apurar a infração e penalidades na forma da lei. Nesses termos pedimos deferimento. 18 de fevereiro de 2008. Vereador Jorge Tecchio.
Eu só vou ler o artigo 169 no Inciso segundo. Praticar ofensas físicas ou morais no edifício da Câmara ou desacatar por atos ou palavras outro parlamentar. Eu acho que foi uma atitude infeliz, inclusive o plenário ouviu as atitudes, espero que a senhora proceda de forma legal. Obrigado.
A Senhora Vereadora OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Com a palavra o Vereador Paulo.
Vereador PAULO JOSÉ MASSOLINI (DEM) - Senhora presidente, senhores colegas e público que nos assiste. Eu iria falar de outro assunto, mas mediante as declarações e a cada ação uma reação é bem provável que eu faça o mesmo pedido ao vereador Jorge Tecchio. Primeiro porque se eu deixar assim, a verdade que lê diz que é verdade e eu diria que o que ele está fazendo é um minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa porque antes de pedir para ele se retirar de uma sala onde eu queria reunir com a minha bancada e com o senhor advogado desta casa para vermos qual decisão tomar como diretoria que tinha encaminhado seu pedido para eleição, eu fui empurrado pela excelência do senhor Jorge Tecchio que conforme testemunhas ouviram ele dizer, eu quero ficar aqui porque eu tenho direito de ficar e eu disse, o senhor se retire que depois o senhor vai falar com o advogado, deixa nós resolvermos o nosso problema e depois o senhor vai resolver os seus. Ao fato de não ser, e ao fato de ter me empurrado, teve a mesma reação, a minha defesa com relação ao empurrão dele. Se isso é ser bandido, o senhor vai na cadeia primeiro porque foi o senhor que começou. Então senhor Vereador Jorge Tecchio, esses seus discursos, me desculpe, mas a mim não sensibiliza e que alguém é consciente daquilo que eu sou e faça nessa comunidade e participo como cidadão nessa comunidade, acredita numa coisa, vamos medir créditos e tenho absoluta certeza que não encontrarão na minha pessoa os grandes furos que o senhor já deixou em vários locais que o senhor bem sabe e que a sua consciência deve pesar. Não jogue nos outros aquilo que talvez o senhor tenha culpa no cartório.
Segundo, agora sim senhora presidente eu entro no meu assunto que eu queria dizer. Desejei a senhora um bom trabalho, mesmo com aqueles interesses de alguns vereadores que lhe traíram e entre eles aqueles que se acham no direito de hoje fazer acusações e lutaram contra a senhora e um deles é o senhor Jorge Tecchio, que não teve respeito nem com a presidente, vai dizer que os outros faltaram respeito com ele, tanto que se retirou da sessão, não respeitando nem uma colega de partido. É seu direito.
Mas senhora presidente, eu queria lhe dizer que o recado vai ao prefeito municipal, através das vozes que aqui estão, quem sabe através da fita, do registro ao prefeito municipal uma vez que o líder de governo que eu espero que neste ano seja mudado pelo menos para que nós tenhamos um intermediário entre a Câmara de vereadores e o prefeito e, diga-se de passagem, continua sendo a te o momento presente o senhor Jorge Tecchio e falta esse meio de comunicação, porque não é possível o Prefeito Municipal não atender essa casa, nos abrigos solicitados, nas mudanças de algumas coisas. Se nós pegarmos todos os projetos que nós temos aqui encaminhados por mais simples que sejam, dos vereadores da situação ou daqueles que dizem que são de oposição o prefeito não é um bom prefeito para os vereadores, ele não nos atende nos seus pedidos e nós, no entanto aprovamos todos os projetos que ele encaminha com a contestação, com o pedido de mudanças, com as coisas que devem ser feitas. Aliás, o prefeito sempre tem que agradecer nós da oposição porque pelo menos alertamos a ele dos erros que ele está cometendo. Nós ao fazermos as críticas estamos ajudando o prefeito municipal, não estamos castigando ele nos seus projetos haja vista a aprovação de todos os projetos aqui encaminhados e que alguns ele retirou porque foram encaminhados de uma maneira que nós achávamos irregular e ele fez a retirada porque foi alertado de algumas situações. Nem entro em outros projetos de benefícios pessoais e que ai é o pedido que eu faço ao prefeito municipal. Prefeito Municipal, é um ano eleitoral, é um ano muito difícil, será para ele, será para nós vereadores, porque tudo que se disser, será um ponto de interrogação porque é ano eleitoral e parece que por trás vai ter o interesse. Foi por causa disso que lhe alertei que continuaremos a ser aquilo que fomos e não agora no último ano eleitoral mudarmos e criticarmos quando é nosso papel que temos que fazer como vereadores que fomos eleitos. Ao prefeito municipal que nos dê atenção e que aquelas pessoas que saibam as coisas que existem e que talvez não seja nem do conhecimento do executivo, como aquela citada pelo Vereador Pacassa nesse momento quando ele fala de um vereador que embora suplente aqui se manifestou, tenhamos a oportunidade de entender o que outros vereadores desta casa já disseram. Eu vou terminar senhora presidente dizendo abram os olhos vereadores que por trás disso estão acontecendo muitas coisas. É como eu digo que devemos fazer se não tivermos conhecimento daquilo e até para ajudar naquilo que nos propomos a fazer, ajudar no desenvolvimento do município, ajudar, porque não o Prefeito Municipal dentro do processo que eleito que ele foi e que tem o nosso respaldo e o nosso respeito pelos votos que ele recebeu dessa comunidade. Obrigado Senhora Presidente.
A Senhora Vereadora OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Com a palavra o Vereador Pedro.
Vereador PEDRO JOSÉ FOZZA (PMDB) – Boa noite senhora presidente, colegas vereadores e o povo que nos honra aqui nesta noite. Primeiramente eu quero agradecer Vereador Mezzomo pelo trabalho que prestaste o ano passado como presidente e desejar a nova presidente que continue um bom trabalho e pelo visto presidente a senhora vai ter muito trabalho. Este é um ano de eleições e eu vi o vereador Paulo já entrando em casos pessoais que não devem entrar nesta casa, entrou como já ofendendo o Vereador, coisa pessoas que não devem acontecer e sim sobre projetos de interesse da comunidade serafinense.
Eu quero dizer aos senhores que o Prefeito, primeiramente, não deve trabalhar para o Vereador e sim para a comunidade serafinense. Se trabalhasse para os vereadores, ele trabalharia muito pouco e sim para a comunidade serafinense.
Eu quero dizer aos vereadores que fui auxiliado o Hospital Nossa Senhora do Rosário, sim, com 150 mil reais. Se for anestesista ou se é serviço de terceiros é o município que está pagando para a população porque se não a população teria que pagar, mas está é uma verdade que o município está ajudando a população serafinense e não o hospital, Vereador. Se o hospital tivesse que pagar isto aqui, seria muito mais difícil, a população teria que pagar e não o hospital. E o hospital está sendo ajudado com anestesista, com serviços de terceiros que a população está gozando.
Eu quero dizer aos senhores também, parabenizar a equipe do Vila Zanella Máquinas Agrícolas que foi campeã sábado no Camping Carreiro, a vice-campeã que foi o Piritur Bete Biju e também a todas as equipes que participaram no Camping do Carreiro e agradecer a secretária de Turismo, a Maria Amélia Gheller e também o diretor de Desportos pelo trabalho que fizeram no Camping Carreiro e principalmente também a Operação Golfinho que esteve lá presente nesta temporada toda. Dizer ao vereador também que as estradas do interior não são todas, tem algumas e que dentro da propriedade é sim da competência do secretário da Agricultura.
A Senhora Vereadora OLDERES MARIA PIAZZA SANTIN – Eu convido os vereadores e aos cidadãos aqui presentes para participara manhã às 19h de uma audiência pública de apresentação do relatório do terceiro quadrimestre de metas fiscais de 2007 do Poder Executivo. Aos vereadores que desejam cópias do oficio 1/2008 solicitado pelo Vereador Paulo, por favor, passar amanhã com o Josiano que ele fará a impressão, porque são bastantes folhas, mas ele irá providenciar. Eu quero lembrar aos vereadores que nós temos aqui os representantes da Igreja Batista Pioneira, o Ademir e o Eduardo aqui presentes que gostariam de conversar com os vereadores, depois da sessão. Invocando a proteção de Deus declaro encerrada mais uma sessão da Câmara de vereadores de Serafina Corrêa e espero contra com todos novamente na sessão da próxima segunda-feira.